Direção de Arte

Horários:

4 AULAS:
3ª e 5ª feira das 19:00 às 21:30 hrs.

DATAS:
Início: 20/08/2019
Termino: 29/08/2019

Investimento:

R$ 320,00
ou 2x R$160,00

Durante os encontros será compartilhado o processo da direção de arte em um projeto: pesquisa, concepção e execução para criar a atmosfera de um filme ou um video através da construção visual, tendo como ponto de partida o roteiro e a visão da direção para o projeto.

Serão apresentados os profissionais da equipe, a importancia de suas funções, a relação com demais departamentos e as ferramentas que auxiliam no processo criativo e também no processo de logística do departamento.

O material de apoio das aulas se dará através de textos, filmes e exercícios práticos .

Ementa:

– O papel da direção de arte;
– A equipe e suas atribuições;
– A relação com outras funções;
– A Direção de arte no processo narrativo;
– Percepção e composição;
– A cor como ferramenta dentro do filme;
– A concepção estética de um trabalho audiovisual;
– Os processos de trabalho: pesquisas, referências, ferramentas e materiais utilizados e método de criação de um conceito;
– Os profissionais de direção de arte no set de filmagem.

Orientação: Gabrielle Windmüller

Gabrielle Windmüller é formada engenheira de produção civil (UTFPR) e atriz (UFPR). Cenógrafa e diretora de Arte, direciona sua carreira ao desenho de cena.
Participou da Quadrienal de Praga 2007 (Scenofest) através do Núcleo de Estudos de Cenografia (UFPR). Nos anos que morou no Rio de Janeiro foi indicada ao ZILKA SALLABERRY e CBTIJ nas categorias cenografia e figurino (2014 a 2016) e recebeu o Premio Claqueta Barcelona 2015 – FIDEC pela direção de arte do curta metragem “Para Meus Olhos Duros” realizado pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro.