5º Curso de Formação para Roteiristas – Turma 2024

SOBRE o Curso:

Crie sua própria série ou seu roteiro de longa. Durante todo o ano iremos abordar todas as ferramentas e informações para que suas ideias virem uma série de TV de sucesso ou aquele longa-metragem para a tela grande. Você vai criar histórias, desenvolver personagens, conhecer o mercado, conhecer todo o processo de desenvolvimento de uma narrativa, participando de núcleos de criação,  seminários com convidados especiais a e ao final do curso, escrever como um roteirista profissional.

OBJETIVO:

Esse curso tem por objetivo proporcionar ao estudante as competências necessárias para a formação de um roteirista capaz de atuar profissionalmente no mercado audiovisual. Capacitando o estudante através de uma formação completa, tanto no aspecto teórico como prático.

FORMATO:

Concebido e apresentado em módulos de duração que variam de 8 a 20 horas, onde cada um deles possui um tópico específico, porém complementares, levando o conteúdo e a técnica da criação do roteiro audiovisual de uma forma onde o aluno é capaz de colocar em prática seus conhecimentos de forma progressiva e intuitiva.

METODOLOGIA:

O conteúdo abrange toda uma gama de propostas teóricas sobre narrativa e dramaturgia, sempre com foco na criação audiovisual, contemplando os principais autores e pensadores sobre o assunto. Apresentando todos os aspectos necessários para o alunoser capaz de conhecer, identificar e colocar em prática as teorias envolvidas no processo.

Quanto à prática, o aluno terá a sua disposição, módulos de oficina de escrita para curta-metragem, oficina de desenvolvimento de diálogo e oficina de escrita de longa-metragem ou série de TV. Com mais de 60h de desenvolvimento e trabalhos práticos, tanto de forma coletiva quanto em consultoria individual.

Além de preparar o aluno em todo o processo de criação e desenvolvimento de um roteiro audiovisual, o curso também se preocupa em prepara o aluno ao mercado de trabalho, contemplando informações sobre a profissão de roteirista, sobre as responsabilidades, direitos e deveres, sobre o funcionamento do processo de desenvolvimento de uma obra cinematográfica e conhecimento sobre o mercado de audiovisual.

AVALIAÇÃO:

Chegando ao fim do conteúdo o aluno deve obter um mínimo de 75% de frequência além de entregar três roteiros cinematográficos que serão produzidos pelo aluno e avaliados por seu mérito, onde o aluno deve receber em sua média final a nota mínima de 7,0 de uma escala de 0 a 10 para ter direito a obtenção do certificado de conclusão de curso.

Ao finalizar os trabalhos o aluno deve apresentar seu trabalho final em um formato de Pitching onde deve apresentar se projeto para uma banca de profissionais selecionados na área do audiovisual.

13x de R$450,00

 

O QUE vou aprender?

MÓDULO 1 – A NARRATIVA 16h 

Conhecer o processo de criação de uma história da ideia inicial até a história desenvolvida com narrativa com começo, meio e fim. Trama e personagens desenvolvidos com desencadeamento de eventos dramáticos.

1 – A criação da ideia / O que é uma história? Elementos básicos da narrativa. Tipos de histórias

2 – Ponto de Vista, tempo, espaço. / Personagem, protagonista e antagonista, Desejo

3 – Ação Dramática,Evento dramático /O princípio do Início meio e fim.

4 – Gêneros e Subgêneros / Tema. Porque contar essa história.

 

MÓDULO 02 – O ROTEIRO 16h

Conhecer o que é um roteiro, sua forma, seus componentes e divisões. Sua forma de escrita e as ferramentas para seu desenvolvimento.

1 – O que é um roteiro e como ele é /As ferramentas de desenvolvimento, seus muitos nomes. Logline, Storyline e Sinopse.

2 – O Argumento / As divisões do roteiro. Os Atos, as sequencias e as cenas.

3 – Escaleta / Os elementos do roteiro.

4– Formatos do Roteiro / O Texto, como escrever o roteiro.

 

MÓDULO 03 – LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA  16h

Introduzir aos alunos os conceitos teóricos da linguagem cinematográfica, suas características próprias, para fim do aluno pensar seu roteiro não apenas como narrativa, mas como um produto de produção audiovisual.

– Introdução a linguagem cinematográfica; / Características da Linguagem Cinematográfica;

– A linguagem cinematográfica ao longo da história; / O discurso cinematográfico e o cinema narrativo.

– A tradição Formalista; / A tradição Realista;

– A transparência do discurso como fundamento da linguagem cinematográfica. / A opacidade do discurso como fundamento da linguagem cinematográfica.

 

MÓDULO 04 – CONSULTORIA INDIVIDUAL (PRÁTICA) 8h

consultoria individual por aluno.

ENTREGA DO PRIMEIO TRABALHO DE CURTA-METRAGEM

 

MÓDULO 5–ROTEIRO E O MERCADO 8h

O roteirista como profissional, sua atuação no mercado, sua colocação dentro da produção em diferentes plataformas. As diferenças entre mercado americano e brasileiro. Quanto ganha? Como entrar no mercado.

1 – O Roteirista como profissional e onde ele se coloca na produção. / O Roteirista e o mercado.

3 – Ferramentas profissionais, Associações, Sindicatos, Cachês, registros, Contratos / Palestra sobre o mercado.

 

MÓDULO 6 – DRAMATURGIA – ESTRUTURAS 16h 

Conhecer os tipos de trama. Aprofundamento na criação de atos, arcos dramáticos. Controlar tanto a macro quanto a microestrutura. Desenvolvimento do arco interno da cena. Outras formas de abordagem da estrutura e jornada do herói.

1 – Arquitrama, minitrama e antitrama. /Analisando tramas e cenas

2 –O paradigma dos 3 atos de Syd Field. / Analisando os 3 Atos.

3 – Jornada do Herói/ Analisando a Jornada

4 – A Promessa da Virgem / The Sequence Approach, Save The Cat, The Nut Shell Technique.

 

MÓDULO 7 – DESENVOLVIMENTO DO PERSONAGEM 16h                        

A criação e o desenvolvimento do personagem. Criação de personagens complexos, a empatia personagem com o espectador. Analise de caso de personagens e gêneros, Tipos de personagens, arquétipos e estereótipos.

1 – Da onde surgem os personagens. / A caracterização.

2 – Personagens complexos. Empatia com o espectador. / Gêneros e Tipos de personagens estereótipos.

3 – Os arquétipos./Análise de Caso de diferentes personagens.

4 – Análise de Caso de diferentes personagens II / Conclusões e apresentações de trabalho.

 

MÓDULO 8 – OFICINA DE ESCRITA 20h

Produzir de forma direcionada um roteiro de curta-metragem individualmente, em um ambiente de núcleo criativo, onde as ideias de cada um são debatidas em grupo.

 

MÓDULO 9 – OFICINA DE DIÁLOGO 12h 

Estudar e estruturar diálogos de personagens. Conhecer os principais problemas dos diálogos, como escrever diálogos naturalistas. Treino de escrita de diálogo através de mesa de leituras com atores convidados.

1 – Como escrever diálogos e quando não escrevê-los. / Os principais problemas de diálogos.

2 – Mesa de Leitura com atores.

3 –Reescrita e reavaliação

4 – Última leitura.

 

ENTREGA DO SEGUNDO TRABALHO DE CURTA-METRAGEM

 

MÓDULO 10 – ROTEIRO E PRODUÇÃO 8h

Como cada uma das áreas da produção audiovisual vê o roteiro, quais aspectos da escrita devem ver abordados para auxiliar em cada uma das etapas da produção. Como escrever seu roteiro pensando em cada uma das etapas da produção. Serão convidados profissionais de cada uma das áreas para uma palestra onde ele expõe sua função e quais aspectos do roteiro ele utiliza para seu trabalho. Além de como o roteiro deve ser repensado e reescrito para cada etapa da produção.

1 – Direção. / Produção.

3 – Fotografia e Arte. / Som, Edição e pós.

 

MÓDULO 11 – BÍBLIA DE SÉRIE 12h

 

O que é uma bíblia de série. SpecBible e Bíblia de trabalho. Quais os elementos de uma bíblia, como definir o projeto, pensar no mercado e construir uma história que as pessoas queiram ver. O episódio piloto. Spec Script. Divisão de episódios e temporadas.

1 – O que é uma bíblia de série e como ela é. / O projeto e o mercado.

2 – Arco da série, arco da temporada, número e quantidade de episódios / O episódio. Como construir um roteiro de episódio. Spec Script.

3 – O piloto, mais importantes dos roteiros. / Como se preparar para um pitching.

 

MÓDULO 12 – ADAPTAÇÃO 8h    

Entender as diferenças da literatura e do roteiro, como transportar pensamentos e sentimentos para a tela e como encontrar a essência da história para ser desenvolvida. Prática de adaptação, escrever um conto em um roteiro de curta.

 

– Diferenças entre a literatura e o roteiro. / Encontrado a essência da história.

– Oficina de Adaptação (de conto ao curta). / A poética do roteiro.

 

MÓDULO 13 – OFICINA DE ESCRITA LONGA OU SÉRIE DE TV 20h      

Entender as diferenças da literatura e do roteiro, como transportar pensamentos e sentimentos para a tela e como encontrar a essência da história para ser desenvolvida. Prática de adaptação, escrever um conto em um roteiro de curta.

1 – Diferenças entre a literatura e o roteiro. / Encontrado a essência da história.

3 – Oficina de Adaptação (de conto ao curta). / A poética do roteiro.

 

ENTREGA DO TRABALHO FINAL E APRESENTAÇÃO DE PITCHING PARA BANCA SELECIONADA.

4h 

ENTREGA DO TRABALHO FINAL E APRESENTAÇÃO DE PITCHING PARA BANCA SELECIONADA.

 

  • Bibliografia SugeridaARISTÓTELES. Arte Poética. 1ed., São Paulo: Martin Claret, 2003BRASIL, Giba Assis. A escritura do roteiro. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:LKe908jPguMJ:apostilas.netsaber.coc.br/apostilas/897.rtf Acesso em: 14 de abr. 2010 

    COMPARATO, Doc. Da criação ao roteiro. 5ed., Rio de Janeiro: Rocco, 1995

     

    FIELD, Syd. Roteiro: os fundamentos do roteiristmo.1ed., Curitiba: Arte&Letra, 2009

     

    MACIEL, Luiz Carlos. O Poder do Clímax: fundamentos do roteiro de cinema e TV. 1ed., Rio de Janeiro: Record, 2003

     

    MARÉS, Fernando. Manual do roteirista autodidata. Disponível em: http://roteirodecinema.com.br/manuais/documentochamadoroteiro.htm#historia Acesso em: 14 de abr. 2010

    MASCARELLO, Fernando (org.). História do Cinema Mundial. Cinema Hollywoodiano Contemporâneo. Campinas: Papirus, 2006

     

    MCKEE, Robert. Story: substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiros. 1ed., Curitiba: Arte&Letra, 2006

     

    RILEY, Christopher. The Hollywood standard: the complete and authoritative guide to script format and style. Studio City, CA: Michael Wiese Productions, 2005

     

    SEGER, Linda. Como criar personagens inesquecíveis. 1ed., São Paulo: Bossa Nova, 2006

     

    VOGLER, Christopher. A jornada do escritor: estruturas míticas para escritores 2.ed., Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006

     

     

     

COM QUEM vou aprender?

Cipriano Wiski é formado em cinema pela Faculdade de Artes do Paraná e tem pós-graduação em roteiro para cinema e TV pela Universidade Veiga de Almeida no Rio de Janeiro, durante sua formação também frequentou cursos livres de roteiro no Sesc-SP, foi aluno de nomes como Doc Comparato, Syd Field e Robert Mckee. Trabalha como roteirista e consultor de roteiros há mais de dez anos, escrevendo curtas e longa-metragens para cinema e TV, onde recebeu Prêmio RPC de melhor roteiro em 2012.

DIFERENCIAIS do Espaço de Arte

  • Curso presencial
  • Acesso aos professores para tirar dúvidas
  • Certificado de conclusão
  • Inclusão no banco de talentos do Espaço
  • Estrutura e turmas diferenciadas para networking
  • Espaço agradável e bem localizado
  • Café & Bistrô do Espaço
  • Loja de Materiais
  • Wi-fi

Quero me Inscrever:

Ficou interessado em nosso Curso?  Entre em contato com nossa equipe para conferir valores e opções de pagamento.

Atenção: Vagas Limitadas!

MAIS CURSOS do Espaço:

Fale com a nossa Equipe!

Telefone: 41 3015-6320 / 41 9 9735-3579
E-mail: espacodearte@espacodearte.com.br
Endereço: Rua Alberto Folloni, 1534 – Juvevê Curitiba/PR

Ou utilize os botões abaixo para selecionar uma forma de conversar com nossa equipe.

Atendimento:

Por favor, preencha todos os campos para que possamos te atender da melhor maneira.