Curso de Cinema 2024

SOBRE o Curso:

O curso objetiva formar e capacitar profissionais do audiovisual de tecnologia digital, abordando todos os processos que envolvem a realização audiovisual como roteiro, direção, fotografia, som, edição, produção e outros. Esse segmento do mercado de trabalho está em expansão devido ao forte crescimento de produções audiovisuais para mídias digitais e podemos citar como exemplo mais recentemente as vinhetas publicitárias para internet e celular. As perspectivas de crescimento também são boas devido à chegada da TV digital, diante da possibilidade de abertura de um grande número de novos canais. As áreas de atuação que têm mais oferta são edição e produção (de locação, figurinos, objetos) em trabalhos fixos em agências de publicidade, produtoras de TV, cinema e vídeo e como free-lance. Muitos profissionais encontram estabilidade no mercado institucional, na produção de vídeos corporativos e de material de apoio para empresas. As melhores oportunidades de emprego concentram-se no eixo Rio – São Paulo, mas outras capitais, como Curitiba e Porto Alegre, já tem grande necessidade e demanda de trabalho para esses profissionais.

O profissional formado tem como campo de atuação as produtoras de cinema e vídeo e emissoras de TV, na realização de filmes de ficção e documentários (em curta, média e longa metragem) e em filmes publicitários, ou em empresas variadas que desenvolvem vídeos institucionais, educacionais, corporativos e/ou vídeo clipes, nas seguintes funções:

– Direção
– Direção de Arte
– Fotografia e Iluminação
– Operação de Câmera
– Produção Audiovisual
– Roteiro para Audiovisual
– Som direto
– Montagem para Audiovisual

O QUE vou aprender?

ROTEIRO – Orientação: Cipriano Wiski – 20h

Cipriano Wiski é formado em cinema pela Faculdade de Artes do Paraná e tem pós-graduação em roteiro para cinema e TV pela Universidade Veiga de Almeida no Rio de Janeiro, durante sua formação também frequentou cursos livres de roteiro no Sesc-SP, foi aluno de nomes como Doc Comparato, Syd Field e Robert Mckee. Trabalha como roteirista e consultor de roteiros à mais de dez anos, escrevendo curtas e longa-metragens para cinema e TV, onde recebeu Prêmio RPC de melhor roteiro em 2012.

EMENTA: Estruturação de roteiro audiovisual. Técnicas de escrita criativa. Elaboração de roteiros e desenvolvimento de personagens. Pesquisa de criação de roteiro. Elementos do Roteiro.

DESCRIÇÃO: Demonstrar o processo técnico/criativo do ofício para a concepção de roteiros cinematográficos. Com exercícios práticos e analise de casos, objetivamos demonstrar as peculiaridades que distinguem um roteiro de outros tipos de textos literários.

OBJETIVOS GERAIS: Apresentar as ferramentas e funções do Roteirista. Desenvolver aspectos referentes à criatividade e ao trabalho do roteirista. Mostrar os limites e diferenças entre roteiro literal e roteiro técnico. Apresentar programas e softwares para formatação e escrita de roteiros.

DIREÇÃO – Orientação: Danilo Custódio – 20h

Graduado em Cinema e Audiovisual pela Faculdade de Artes do Paraná, Danilo Custódio é sócio proprietário da produtora multiartes Na Real Cultural, onde desenvolve ideias e realiza projetos de cinema, teatro e literatura. Transita por três vertentes do audiovisual: na produção, como realizador é vencedor do Prêmio Brasil de Cinema Infantil e indicado pela Academia Brasileira de Cinema ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – ambos pelo filme Pai aos 15, no qual assina roteiro e direção – além de atuar profissionalmente em webeséries, videoclipes e filmes de curtas e longas metragens, nas áreas de roteiro, produção, direção, fotografia, edição e som; na educação, é professor de cinema e audiovisual no Espaço de Arte, além de ministrar palestras, oficinas e workshops, onde já teve oportunidade de trabalhar ao lado de parceiros como o SESI, o SENAI, o SESC e a UNESPAR; por fim, na comunicação, Danilo escreve sobre cinema na Coluna Cine Drops, que circula semanalmente pela revista eletrônica SemanaOn.

EMENTA: O papel e as atribuições do diretor. O conceito de realizador. Os diferentes estilos de direção. A equipe de direção e sua interação com os demais departamentos da produção. Aspectos básicos da direção: planificação, ponto de vista, enquadramento, movimentação de câmera e ritmo. As metodologias de trabalho: leitura do roteiro, decupagem técnica, montagem de equipe técnica e artística, reuniões, escolha de equipamentos, comportamento no set de filmagem e acompanhamento da pós-produção.

DESCRIÇÃO: Conhecer o processo criativo do ofício para a concepção e construção narrativa e visual de um filme ou vídeo, através de exemplos com filmes, referências históricas e exercícios de decupagem. Os tópicos de Direção serão explorados em sua relação com os demais departamentos de uma equipe de filmagem, desde as definições iniciais até as fases de finalização.

OBJETIVOS GERAIS: Apresentar as características, ferramentas e funções da Direção. Apresentar alguns de seus aspectos históricos. Apresentar opções de metodologia para o trabalho do diretor. Apresentar os profissionais envolvidos, seus perfis e responsabilidades. Revelar seus aspectos significativos através de exemplos relevantes.

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA – Orientação: Daniel Pereira – 15h

EMENTA: Breve histórico do surgimento da função de Direção de Fotografia, com noções básicas do papel do fotógrafo de cinema na realização de um filme. Estudo de alguns dos grandes nomes da Direção de fotografia, trazendo elementos da estética e técnica que possa ser utilizado em um filme. Estudo dos suportes de captação de imagem (película e digital). O papel das luzes e demais equipamentos numa realização audiovisual e da postura do profissional responsável por esses equipamentos, a concepção estética visual no enquadramento para cinema e vídeo e os recursos de trabalho materiais e suas ferramentas.

DESCRIÇÃO: Desenvolver a percepção para o processo de direção de fotografia, estudando exemplos teóricos/práticos de criação da fotografia de uma obra cinematográfica, unindo estética e técnica na construção conjunta de narrativas. Demonstrar a importância estética que as luzes e o enquadramento podem trazer ao resultado final de uma obra audiovisual, por meio de exercícios práticos, abordando processos e resultados através do posicionamento correto dos recursos de fotografia audiovisual.

OBJETIVOS GERAIS: Apresentar a profissão de Direção de Fotografia, seus percursores, suas atribuições, sua equipe e seus materiais de trabalho visando explanar de forma teórica os elementos que dão significados a narrativa fílmica. Orientar a feitura de testes práticos de iluminação na construção de diferentes estilos dramáticos, bem como as características, recursos e funções
do equipamento de iluminação e da câmera. Mostrar o papel da fotografia como ferramenta narrativa no campo audiovisual. Apresentar formas e ferramentas para construção do espaço e do tempo fílmicos, como seqüência de enquadramentos cadenciados para uma melhor montagem e uma linearidade de iluminação dentro da mesma cena. Apresentar os profissionais envolvidos, seus perfis e responsabilidades. Desenvolver habilidades para uma visão mais ampla da importância da luz e do enquadramento.

DOCUMENTÁRIO – Orientação: Evandro Scorsin – 15h

Com mestrado em Cinema pela Université Gustave Eiffel em Paris, Evandro Scorsin atua no mercado audiovisual como Diretor, Roteirista, Produtor e Montador desde 2010. Dentre seus curtas-metragens destacam-se: Terror Noturno (2019), Paranoia Doce (2018) e Garota Explosiva (2012) todos exibidos em diversos Festivais de Cinema latino-americanos e licenciados para diversas redes de tv e serviços de VOD. Em 2023 lançou seu primeiro longa-metragem, Fale Comigo Verão (2023) no Festival Olha de Cinema. Paralelamente, atua como crítico, tradutor, mediador cultural, e curador, tendo colaborado com o blog Vestido Sem Costura, com a revista Madonna, com a Filmotheque du Quartier Latin, em Paris e com o Metrô – Festival Do Cinema Universitário Brasileiro.

EMENTA: Abordar conceitos de documentário através de filmes incitando o aluno a refletir acerca do verdadeiro sentido de realizar um documentário, compreendendo a diferença do conceito de documentário e reportagem.

OBJETIVOS GERAIS: Estudar os tipos de documentários: expositivo, participativo, observacional, performático, poético e híbrido. Entender o processo da roteirização do documentário. Propor ao aluno a realização de um documentário autoral abordando uma das tipologias estudadas.

INTERPRETAÇÃO PARA CINEMA E VÍDEO – Orientação: Janja Rosa – 10h

EMENTA: Serão trabalhados conceitos teóricos e exercícios práticos, na intenção de fazer o aluno tomar conhecimento das dinâmicas de uma filmagem, bem como desenvolver uma melhor percepção corporal e vocal, aprimorar sua concentração e imaginação, proporcionar ferramentas para melhor se apropriar de um texto, tornando assim a ação mais orgânica em um relacionamento consciente com a câmera.

OBJETIVOS GERAIS: O objetivo do curso é proporcionar ao aluno uma experiência na interpretação para o cinema e audiovisual (publicidade, televisão, internet, etc.).

PRODUÇÃO – Orientação: Cássia Hauari – 10h

EMENTA: A analise de um argumento/roteiro, a aprovação de um projeto, as fases da execução do projeto aprovado, a finalização do projeto, a prestações de contas e o planejamento de distribuição do produto audiovisual, todos esses tópicos dizem respeito à produção audiovisual e serão trabalhados de modo a desenvolver habilidades para uma visão objetiva dos meios de Produção.

OBJETIVOS GERAIS: Apresentar as etapas de produção que vão desde a elaboração de um projeto até sua completa execução, bem como analisar de forma geral onde se deve buscar os recursos para que se viabilize uma obra audiovisual, conhecendo inclusive os instrumentos de incentivo à produção na esfera pública municipal, estadual e federal.

MONTAGEM – Orientação: Danilo Custódio – 10h

EMENTA: História da montagem no cinema, a importância do montador (o montador artista), quais eram as ferramentas utilizadas pelos montadores, ordenação, ênfase, ritmo e fluência. A relação entre o montador, o diretor e o roteiro

OBJETIVOS GERAIS: Entender a importância e o papel do montador na obra audiovisual.

DIREÇÃO DE ARTE – Orientação: Gui Almeida – 10h

Gui Almeida é um artista que atua em diversas produtoras e CIAs do Cinema, Teatro, Televisão e Publicidade.
É formado pela UNESPAR – em Artes Cênicas, com pesquisa em Elementos Visuais da Cena, Cenografia e Figurino.
Atualmente soma projetos com foco na área de Direção de Arte no mercado audiovisual.

EMENTA: O papel do diretor de arte. A concepção visual em cinema e vídeo. A equipe de arte. Os processos de trabalho: pesquisa, materiais e ferramentas.

DESCRIÇÃO: Demonstrar o processo criativo do ofício para a concepção e construção visual de um filme ou vídeo, por meio de exemplos com fotos, vídeos e referências, abordando processos e resultados através de estudos de caso. Os tópicos de Direção de Arte serão explorados em sua relação com os outros departamentos de uma equipe de filmagem, desde a definição de referências, paleta de cores, pesquisa e tratamento de locações, pesquisa e produção de objetos e figurinos, construção dos cenários e o papel do diretor de arte no set. Serão tomados como exemplos filmes cuja Direção de Arte tem uma importância narrativa intimamente ligada ao sentido do filme como um todo.

OBJETIVOS GERAIS: Apresentar as características, ferramentas e funções da Direção de Arte. Apresentar seus aspectos históricos e estéticos. Mostrar seu papel como ferramenta narrativa no campo audiovisual. Apresentar formas e ferramentas para construção do espaço e do tempo fílmicos. Apresentar os profissionais envolvidos, seus perfis e responsabilidades. Revelar seus aspectos significativos através de exemplos relevantes. Desenvolver habilidades para uma visão mais ampla da Direção de Arte.

SOM – Orientação: Lucas Maffini – 10h

EMENTA: O papel do som no resultado de uma obra audiovisual, bem como seus recursos materiais e suas ferramentas.

OBJETIVOS GERAIS: Apresentar as características, recursos e funções do equipamento de captação de som direto. Demonstrar seus aspectos técnicos e desenvolver no profissional a sensibilidade para as possíveis interferências que o som pode receber de maneira pouco perceptível, mas que podem comprometer o resultado final de uma obra audiovisual. Além de abordar também o papel do Desenho de som na realização cinemtográfica.

Gravação de curta – 15h – Datas a definir com a Equipe

COM QUEM vou aprender?

Instrutores distribuídos de acordo com a ementa acima.

 

 

DIFERENCIAIS do Espaço de Arte

  • Curso presencial
  • Acesso aos professores para tirar dúvidas
  • Certificado de conclusão
  • Inclusão no banco de talentos do Espaço
  • Estrutura e turmas diferenciadas para networking
  • Espaço agradável e bem localizado
  • Café & Bistrô do Espaço
  • Loja de Materiais
  • Wi-fi

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